sexta-feira, 22 de maio de 2015

Metodologia de Plano de Marketing para empresa .

As etapas da metodologia em si não têm nenhuma novidade em relação ao método genérico: 1. Observação de oportunidades 2. Verificação do conceito inicial 3. Definição da estratégia 4. Desenvolvimento do produto 5. Frentes de ação 6. Metas e previsões A maior diferença é a necessidade em fazer iterações rápidas, especialmente entre as fases “Definição da estratégia”, “Desenvolvimento do produto” e “Frentes de ação”. Isso possibilita que o produto seja colocado à prova direto com seus usuários mesmo sem ter sido finalizado – ou seja, as dicas e os feedbacks dos usuários servem como o elemento principal para o desenvolvimento do produto. Outro ponto interessante, também em “Definição da estratégia”, são os temas sob os quais objetivos são traçados. Ao invés de utilizar os 4 P’s do Marketing como base, utilizamos 6 pontos mais específicos para internet. PLANO DE MARKETING NA PRÁTICA O QUE É PLANO DE MARKETING? Um plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados (COBRA, 1992). De acordo com Las Casas (2001, p. 18), o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa. Para Westwood (1991 p. 19): Um plano de marketing é um documento que formula um plano para comercializar produtos e/ou serviços. O plano de marketing global da companhia ou empresa pode ser composta a partir de uma série de planos de marketing menores para produtos ou áreas individuais. Ainda Westwood (1991), o plano de marketing disciplina o planejador a colocar suas idéias, fatos e conclusões de uma maneira lógica que pode ser seguidos por outros. O plano de marketing é à base do plano estratégico, pois determina, através de estudos de mercado, até mesmo o que, como e quando será produzido um bem, serviço ou idéia para a posterior venda a indivíduos ou grupos. O marketing é a ferramenta gerencial que mais influencia a evolução do homem e da sociedade já não é mais novidade. Para Legrain e Magain (LAS CASAS, 2001) a elaboração de um plano de marketing deve conter as seguintes etapas: 1. Pesquise e análise dados internos 2. Pesquise e análise os dados externos 3. Determine objetivos 4. Defina estratégia de desenvolvimento 5. Fixe os objetivos de venda 6. Marketing mix - escolha dos meios 7. Desenvolva um plano de ação 8. Início de realização. Observe que em todas as metodologias sem exceção tem os seguintes componentes: a) Análise (diagnóstico) do ambiente interno e externo da empresa, identificando os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças; b) Diretrizes da empresa (missão, visão, objetivos, metas, políticas); c) Direcionamento das estratégias ou meios que se pretende atingir.; d) Sistema de controle e avaliação. Plano de Ação- É o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. O principal, sem dúvida, é saber o que fazer – identificar e relacionar as atividades. Para “problemas simples”. “ Marketing é a atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos através de um processo de troca.” (Marcos Cobra) ( Autoria: Dulce Leite e Liliane Oliveira)

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