ESTAREI ABORDANDO AQUI O ASSUNTO PRINCIPAL DO DIA RESUMIDAMENTE COMO UM LEAD E TAMBÉM ESTAREI COLOCANDO AQUI ALGUNS TRABALHO QUE FAÇO NA FACULDADE E PODE AJUDAR VOCÊS A FAZER OS SEUS TAMBÉM.
terça-feira, 21 de abril de 2015
" O Subúrbio na TV brasileira"
Benefícios, preconceitos e objetivos dos programas da TV brasileira que falam sobre o subúrbio.
Por: Dulce Leite
Atualmente na TV brasileira muitos programas têm abordado o Subúrbio como tema central. Os mais recentes são a da novela "Avenida Brasil", e os seriados a "Grande Família",e Malhação; e o programa Esquenta mais que ambos abordando a cultura dos surbubanos do Rio de Janeiro seus sonhos e desejos.
Escrita por João Emanuel Carneiro e com direção de núcleo de Ricardo Waddington "Avenida Brasil", se passa no Rio de Janeiro, mais especificamente no subúrbio carioca, do fictício bairro Divino. A região é o cenário para quase todos os acontecimentos da trama. Como a novela começa na década de 90, é comum encontrar pelo Divino referências deste período, como carros, orelhões, ônibus e um comércio bastante característico.
Já é visto como humor “A grande Família” que criada 1972 o subúrbio. Os temas abordados, são voltados para a realidade do subúrbio atual. Porém, as confusões da família conquistam o público pela identificação com os personagens em seus conflitos e situações familiares típicas das famílias brasileiras.
Malhação é um seriado voltado para os adolescentes que existi desde de 1995 e está na sua 22 edição voltada para o lado suburbano dos adolescentes deixando como foco principal os seus sonhos.
Figurante em Malhação 2014, Maria Pauline garante que: O subúrbio de malhação é um bairro simples (Marechal) onde a população é trabalhadora e os jovens são sonhadores .O preconceito existe sim, até porque a personagem, a Solange. Ela sonha em ser uma artista, mas sofre preconceito dentro da escola Ribalta,pois dois professores não acreditam no potencial dela mas ela é uma menina esforçada e lutadora.
São pessoas com hábitos e costumes, simples, sem luxo e até mesmo o cenário mostra a simplicidade do subúrbio.
Maria Pauline defini a atual Malhação com uma frase: Não há limites para quem quer ser alguém na vida.Carolina Reis fã da série, relata que se identifica muito com a história da Malhação pois tem um grande sonho e muitas pessoas ao seu redor só a criticam e pensa que não tem nada com o local em que se mora se é no subúrbio ou não e sim a sua força de vontade.
Já a outra telespectadora Manuela Andrade se identifica com a cultura e a abordagem que tem o seriado, destacando a história de Jeff um menino que o próprio pai tem preconceito com o que ele gosta de fazer e por isso obriga o menino a ser como ele quer .
As emissoras de televisão tentam a cada dia mais inserir o subúrbio em seus programas para trazer mais próximo da realidade atual de todos e não só abordar o lado bom das coisas.O programa "Esquenta" de Regina Casé mostra muito isso envolvendo temas diversos, culturas diferentes e dando enfoque aos suburbanos mostrando como eles dançam, a sua cultura e o seu dia a dia.
Em entrevista com a ajudante de palco do programa Esquenta ,Viviane Smith, contou que o programa mostra a realidade daqueles que moram em comunidades. Mesmo com todas dificuldades enfrentadas, as pessoas são felizes.Além de mostrar que tudo está acessível a todos:
"Não é preciso ter dinheiro para ir a um museu,uma exposição,cultura independe de classe social.A Regina Casé tenta implantar que se qualquer um pode entrar numa favela,qualquer um pode frequentar um lugar chique.É preciso ter essa via de mão dupla para todos,para tentar amenizar um pouco do preconceito que a sociedade tem e ter todos juntos misturados no mesmo lugar".
Eu Viviane Smith Nunca sofri preconceito mais o programa sofre pois muitas pessoas torcem o nariz dizendo que o programa só tem pobre ,preto e favelado.
Abaixo algumas produções da TV brasileira que tiveram parte da trama desenrolada nos extremos das zonas Norte e Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.
Bandeira 2 (1971)- Ambientada em Ramos, a novela de Dias Gomes levou ao ar o submundo do jogo do bicho. O personagem principal era Tucão (Paulo Gracindo), que disputava os pontos com Jovelino Sabonete (Felipe Carone).
Pecado Capital (1975) -Escrita por Janete Clair, tinha como protagonista o taxista Carlão (Francisco Cuoco), morador de Marechal Hermes, que fica rico de uma hora para outra. Em 1990, a Globo fez uma nova versão da obra, adaptada por Glória Perez.
Locomotivas (1977) -Embora se passasse na Zona Sul do Rio, o folhetim de Cassiano Gabus Mendes contava com um núcleo português, em Madureira, comandado pelo ator Tony Correa.
O Outro (1987) -A trama de Aguinaldo Silva se desenrolava entre dois personagens idênticos: o empresário Paulo Della Santa e Denizard de Mattos, dono de um ferro-velho no subúrbio.
O Astro (1977) -A telenovela de Janete Clair, de 1977, virou minissérie em 2011. A atriz Alinne Moraes vivia Lili, moradora da Penha já no período posterior à ocupação do Morro do Alemão pelo Exército e pela polícia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário